Pages

13 de mai. de 2014

Algumas coisas que aprendi com meus pais...

Um comentário:
 
As crianças são crianças. Precisam do nosso tempo. Dê tempo a elas. Converse, aconselhe, corrija, puxe a orelha, as faça estudar e dê trabalhos a elas. Acredite, elas são capazes de fazê-los. Elas precisam. Precisam acima de tudo de exemplo. Bons exemplos. Mostre Cristo a elas. Ensine as escrituras sempre, em tempo e em fora de tempo. E não somente a seus filhos, mas a todas que Deus colocar em seu caminho. Elas saberão que você as ama mesmo quando crescerem e precisarem de correções mais severas. Elas vão querer estar sempre perto, não se irrite com isso. Faça a comida favorita delas e brinque com elas. Vão querer passar as semanas de férias na sua casa (e de fato irão! Farão a maior bagunça e quebrarão coisas!) ou se enfiarem no porta-malas do seu carro querendo ir ao parque quando você está cansado. Leve-as. Não importa o tamanho da sua casa ou o quão velho é seu carro, não é por isso que elas gostam tanto. Elas gostam porque você não vai entrar em desespero por ter arrumado toda a casa e elas armarem uma cabana no meio da sala. Elas gostam porque dentro daquele carro estarão pessoas que realmente se importam com elas. Pessoas são mais importantes do que coisas. Elas verão seu exemplo, saberão do seu amor, serão instruídas. E, ainda assim, elas vão errar. Vão te decepcionar. E vai doer. Nessa hora, não finja que não viu ou que não foi tão grave assim. Corrija, instrua e mostre amor. Às vezes você levará anos para ver frutos disso. Às vezes você simplesmente não verá. Mas isso não é o que importa ou motiva, comece tudo outra vez.

Dinheiro não é tudo, mas tenha suas reservas. Não importa se você ganha pouco ou muito, importa como você gasta. Separe o dinheiro do Senhor. Guarde uma poupança para emergência, para ajudar os outros e para o futuro. Não gaste mais do que você ganha ou sem pensar muito bem no assunto. Por outro lado, não tenha medo de pegar todo o dinheiro que entrou na semana e investir na viajem até a igreja, se ela for a quilômetros de distância. Deus supre nossas necessidades. E, se esquecer a carteira, levante os bancos do carro e casse as moedas para o pedágio! Mas quando alguém precisar, dê. Dê o que for necessário ou o que você puder. Dê sem contar os centavos ou esperando receber de volta. Os tempos das vacas magras virão, mas não se preocupe, você passará por eles com a graça de Deus. E seus filhos acharão que aquela comida feita com o que tinha tem um sabor mais gostoso do que quando estava na fartura. 

Obrigada por todo o seu duro trabalho, pai! Obrigada por eu nunca tê-lo ouvido reclamar por ter que chegar mais cedo e sair mais tarde da oficina para sustentar nossa família. Obrigada pelo ótimo profissional que o senhor é! Obrigada por seu trabalho duro também, mãe! Sabemos bem que não é fácil dar conta de tantas coisas. Obrigada por essas refeições tão saborosas e pelas longas caminhadas até a oficina. Por cuidar da casa e de nós. Obrigada por vocês dois estarem sempre juntos!

Estude. Se você não está se saindo bem, é porque ainda não estudou o suficiente. Abra mão de outras coisas em função disso. Talvez você não goste muito, mas ainda assim persista. Não fique saindo para se divertir o tempo todo, tenha prioridades. Estude para se formar. Estude para ter uma profissão. Seu professor pode não estar dando o melhor de si, mas isso não é motivo para que você não o faça. Estude para conhecer. Saiba como as coisas funcionam. Estude para fazer coisas. Aprenda como fazer qualquer coisa antes de comprar pronto feito por outro alguém. E estude o suficiente para que esta seja uma coisa bem feita. Aprenda sempre. Aprenda a dirigir assistindo os outros ou à Fórmula 1. Aprenda receitas em um livro ou em algum programa. Coloque seu cérebro para funcionar. Estude o livro mais precioso do mundo. Maneje bem sua bíblia. Saiba o que ela contém. Esteja pronto para argumentar. E não pense que já conhece o suficiente, ainda tem muitas coisas para saber. Estude e se aplique para que possa ensinar os outros. O estudo traz frutos. Dá trabalho mas vale a pena!

Otimize seu tempo. Se você tem um milhão de coisas para fazer, acorde mais cedo! Se ainda não deu tempo, durma mais tarde. Tenha responsabilidade com o que você precisa fazer, e faça bem feito. Haverão dias que, mesmo ficando até tarde, as coisas não vão sair do jeito que deveriam. Nessas horas, vá dormir. Amanhã sairá melhor. 
Chegue no horário. Morar longe não é desculpa para chegar atrasado. Se programe para sair cinco minutos mais cedo. Algumas coisas ou pessoas (eu!) vão causar atrasos, mas não desista de buscar chegar mais cedo na próxima vez. 

Mostre amor para os outros. Mostre por um abraço, mostre por uma conversa, mostre por uma comida, mostre por uma bronca, por um jogo de xadrez ou um passeio no parque. Cuide dos outros. E isso nunca é fácil. Às vezes precisamos cuidar de pessoas que nunca perceberão ou agradecerão o seu cuidado, ainda assim faça. Mostre amor em momentos de dor. Também seja forte nesses momentos. Tem coisas que ferem e machucam. Tem feridas que ainda doem depois de anos. Tem tristezas que parecem que não vão embora nunca. Situações e pessoas que nos magoaram. Pessoas que nos são tão importantes, mas que Deus levou para si. Dói e dói muito. Chore. Não precisa fingir que não está acontecendo. Isso não é fraqueza. Mas não se deixe abater por muito tempo. Levantar e continuar não quer dizer indiferença, mas sim que a graça de Deus é suficiente em todas as circunstâncias. Dependa de Deus. Dê a Ele suas primícias e prioridades. Ore. Trabalhe na obra. Agradeça pelo que Ele tem te feito e dado. Mostre Cristo aos outros. Fale dEle. Conheça-O. Invista seu tempo nisso. Invista também em boas bíblias e bons livros. Viva pela fé.

Pai. Mãe. Eu nunca poderia escrever com suficiência a alegria e bênção que é ter vocês dois nessas funções. Grata a Deus pela vida de vocês. Espero que eu consiga ser a metade disso para nosso Arthur que está chegando. Mas estou confiante porque Deus me presenteou com excelentes professores e exemplos. E porque vocês estão por perto para dar uma mãozinha nessa etapa nova que se aproxima a cada dia. Amo muito vocês!


Um comentário:

  1. Filha amada ,parei de passar a roupa para vir ler seu post e agora estou chorando,mas é choro de alegria ,eu agradeço Deus pelo melhor presente que Ele me deu ,que foi ter cuidado de meus filhos e ver vcs servindo a Deus pois nada é mais prazeroso do que servir por amor,agradeço as palavras lindas e de conforto vc é especial e vai ser a melhor e mais linda mãe para o Arthurzinho,te amo muito e eu aprendo muito com vc bjssss

    ResponderExcluir